quinta-feira, 5 de abril de 2012

A identidade cultural da Comunidade Quilombola de Mormaça: um olhar artesanal (2012)

A Comunidade Quilombola de Mormaça, localizada na área rural do município de Sertão, distante 50 km de Passo Fundo, no planalto médio rio-grandense, formada por 22 famílias e que desde 2001 revindicam a regularização da área na qual vivem (10 hectares), necessita de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade.  O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, ciente do seu papel social, está desenvolvendo uma oficina que busca incentivar o desenvolvimento de um dos traços culturais mais representativos da identidade da comunidade quilombola de Mormaça que é o trabalho com retalhos. Essa prática artesanal, outrora muito desenvolvida pelas mulheres da comunidade, precisa ser incentivada para que aflore novamente, podendo tornar-se uma importante fonte de renda. Os objetos artesanais que estão sendo produzidos, bolsas, chaveiros e estandartes, realizados com pedaços de tecidos reaproveitados, recursos naturais renováveis e/ou potencialmente renováveis, entre outros materiais, contém um forte significado simbólico/cultural, sendo portadores de uma história singular, autêntica.

Coordenadora: Elisa Iop

Participantes: Maria Medianeira Possebon, Ivene Scariot e Karina Lucena (professoras)
Fernanda de Oliveira (bolsista/aluna do curso de Gestão Ambiental)































Apresentação do pôster no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no período de............   , em Florianópolis.






terça-feira, 27 de março de 2012

Natal de Referência Cultural no IFRS - Campus Sertão (2011)





 









                                                             Coordenação: Elisa Iop
Participação:
Prof. Nice Lívio Borsoi
           Maria Evanir Luzatto - Dona Maria  (funcionária)
              Alex de Conto Zampiron (bolsista/ aluno do Curso Técnico em Agopecuária Integrado ao Ensino Médio)
Helen Flávia Vieira de Deus (bolsista/aluna do Curso de Gestão Ambiental)

terça-feira, 6 de março de 2012

Exposição "Águas Puras", de Vinicius Lousada (2011)


Concepção de montagem da Exposição "Águas Puras" de autoria do professor  Vinicius Lousada, realizada no IFRS - Campus Sertão por ocasião do I Seminário Regional de Educação: Direito e Políticas Públicas para a Educação Básica, em 2011. Coordenação: Elisa Iop. Participação: Helen Flávia Vieira de Deus (bolsista do Curso de Gestão Ambiental).














domingo, 4 de março de 2012

Paisagens rurais: múltiplos olhares

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos na disciplina de Artes, sob a coordenação da professora Elisa Iop,  por  alunos do Curso Técnico em Agropecuária  Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Sertão no primeiro semestre do ano de 2011.

Objetivos:
- promover o estudo e o desenvolvimento de pesquisas visuais que sejam capazes de encorajar os alunos a falarem da identidade local/regional, assim como de refletirem sobre questões mais amplas da vida mundial - questões ambientais;
-  propiciar o desenvolvimento de experiências que rompam com os limites entre as linguagens visuais (composição com elementos naturais x fotografia).

Justificativa:
-  As pesquisas visuais desenvolvidas buscam contribuir para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e para o exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas.
Metodologia:
- Estudo  da relação entre arte e meio ambiente.
- Estudo do documentário  “Lixo Extraordinário” do artista Vick Muniz.
- Representação da identidade  local/regional utilizando-se de  elementos  naturais coletados   com consciência ecológica  no campus do IFRS – Campus Sertão. 
- Registro fotográfico dos trabalhos de arte desenvolvidos.



Título da Obra: Paisagens rurais: múltiplos olhares I
Autoria: André Barbacovi, Leomar Tomelero, Mateus  Ichenco, Maurício Gredagnin Dall Agnol 
Técnica do Trabalho: registro fotográfico de composição com elementos naturais /impressão sobre tecido/pintura.



Título da Obra: Paisagens rurais: múltiplos olhares II
Autoria: Afonso Vazzoler, Anderson Alberto Reginnato, João Paulo Tumelero. Juliano dos Santos Manoel, Mateus  Valério Casagrande,  Milena Barreta Francheschetti.    
Técnica do Trabalho: registro fotográfico de composição com elementos naturais /impressão sobre tecido/pintura.



Título da Obra: Paisagens rurais: múltiplos olhares III
Autoria: Vinicius Basqueira, Saimon Zaneli, Willian Roque Longo, Leandro Barrili do Nascimento, Leonardo Moreto Grupeggio, Flávio Guadagnein.
Técnica do Trabalho: registro fotográfico de composição com elementos naturais /impressão sobre tecido/pintura.
 


Título da Obra: Paisagens rurais: múltiplos  olhares IV
 Autoria: Junior Verardi Tiago Piardi Piver Verardi, ,  Willian Taufer de Camargo, Andrei  Sauthier Barbieri, Jardel Ailton Xavier.
Técnica do Trabalho: registro fotográfico de composição com elementos naturais /impressão sobre tecido/pintura.




Título da Obra:Paisagens rurais: múltiplos olhares V
 Autoria: Henrique Pedro Cosati, Ivan Carlos Koch Marcos Gatti Slaviero, Railson Misadre, dos Santos, Vinicius Colombo Rigon
Técnica do Trabalho: registro fotográfico de composição com elementos naturais /impressão sobre tecido/pintura.




   Título da Obra: Paisagens rurais: múltiplos olhares VI
Autoria: Alex de Conto Zampiron, Andrei  Luís Barichello, José Augusto Dias, Leo Gustavo Cantone,   Mateus Alexandre  Pasinato
Técnica do Trabalho: registro fotográfico de composição com elementos naturais /impressão sobre tecido/pintura



Alunos do IFRS – Campus Sertão expõem no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Os seis trabalhos expostos no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (atividade autogestionada – exposição de artes visuais) foram  desenvolvidos na disciplina de  Artes,    por alunos do Curso Técnico em Agropecuária  Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Sertão, no primeiro semestre do ano de 2011, sob a coordenação da professora Elisa Iop. Os trabalhos expostos, impressões sobre tecido de registros fotográficos de composições com elementos naturais, representam as paisagens rurais presentes no imaginário dos alunos.  Foi  escolhido um aluno de cada grupo, aquele que obteve a melhor nota da disciplina de Artes, para representar os trabalhos no fórum.  São eles: Leomar Tomelero, Marcos Gatti Slaviero, Matheus Alexandre Pasinato, Milena Barretta Franceschetti, Leonardo Moretto Grapeg e Tiago Piardi Piva.